19 de fevereiro de 2010

Uma biografia como você nunca viu. "CLARICE"

Biografia de Clarice Lispector chega às livrarias.

“Uma vida acaba, mas uma biografia permanece aberta. Novos fatos sempre aparecem” –  explicou o espontâneo americano Benjamin Moser, autor da biografia de Clarice Lispector.
Buscando desvendar essa mulher, Ben percorreu céus e terras, textos, cartas, documentos e entrevistou pessoas num trabalho de anos para construir uma biografia, tentando explicar uma mulher inexplicável.
Ela não se incomodava com o rótulo, parecia mesmo gostar, guardando todos os seus mistérios, dizendo que nem ela mesma se entendia.

                                         Várias fases de Clarice

                              Clarice Lispector meados dos anos 60

                                  Capa da edição norte-americana

                                            Capa do livro no Brasil



Frases de Clarice Lispector



"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, 
Depende de quando e como você me vê passar.”

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho".

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida".

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo".

2 comentários: